CULTURA BANTÚ
NBUTÚ UÁ NGOLÁ
Quando falamos da nação angola ou congo ou muxicongo
versamos sobre os negros Bantú que formavam em, tribos distintas,
encontradas na Guiné , Congo , Angola , Cabinda , Moçambique ,Zambia
e ZIMBABUE, que durante determinada época estiveram
sob o domínio de Portugal que acabou favorecendo a exportação de escravos para o Brasil.
Os Bantú habitava, a África do sul e quatorial, possuindo lingua pátria igual com variação de cerca de 274, dialetos em razão de pertencem a regiões diferentes
A CULTURA BANTÚ
Divide-se em grupos diferentes como :
ANGOLA
CONGO
MUXI -CONGO
CONGO - ANGOLA
PAKETÁ
KALABETÃ
CABINDA
RUANDA
LUANDA
MUÇAMBIQUE
LUNDA TCHOKWÉ
LUNDA KIOCÔ
KASSANJE
MUNJOLO
ANJICO
ETC.....
(3)
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Povos menores de diversas tribus da contra costa ,
formando assim cultos diferentes que permitem uma pratica
variada diversificada entre as naçõe ngola ,
Eo KIMBUNDU a lingua mãe dos povos bantú
sendo que cada povo acabou adquirindo dialeto proprio
baseado a lingua mãe , de acôrdo com as regiões diferentes que habitam
A popularidade dos negros bantú no Brasil
iniciou-se no seculo xvll mas acaba firmando-se
entre 1700 e 1729 com o ciclo do café e da cana de açuca
tendo em vista que esses povos eram excelentes
agricultores daquele plantio, sendo trazidos para o brasil
em maior número naquele períudo. Embora os
negros bantú tenham se concentrado na bahia ,rio de janeiro ,
espirito santo e até são paulo eles foram divididos
em muitas regiões , que dificultou a unidade
do seus rito,que acabou se misturando a outros
cultos sendo sua doutrina ,assim se tornando mais
dificio de ser agrupada e estudada , o que não
aconteceu com o negro nagô, mais particularmente
como negro ketu, que teve a implantação
de seus ases no estado da bahia , passando a ter
umair acesso á assiilação de seu culto bem
como , adivulgação de suas tradiçoes independente
de ser o negro angolano mais arredio e ostil do
que o povo do compleso yorubá o que acabou dificultando
a transmissão de suas culturas religiosa .
mesmo com todas essas dificuldades os negros bantú
influenciaram muito a cultura brasileira
deixando toda uma herança em sua mitologia e seus costumes
Colaboraram em grande parte com o ritual folclorico
brasileiro trasendo dança como kongo de ouro ou kongada ,
que fas lembra a rainha Nzinga de Ngola , o maculelê a capoeira,
o maracatu de cambinda velha eo primitivo samba
que ainda hoje representa a nossa linha melódica mais popular ,
conhecida internacionalmente,independente das artes manuais comfeccionadas
pelos angoleiros com suas mãos ágeis e hábeis.
A cultura do povo Ngola em grande parte ,teve seu acervo
cultural destruido no brasil,quando o ministro rui barbosa
na época queimou obras de arquivo que falavam dos negros bantú , muitas obras escritas pelos kimbanda do culto angola descriminado a raça , que ainda nos dias atuais
é criticada pelos herdeiros de outras nações de candomblé .
Angola não é um simpres culto, mas uma nação
gradiosa portadora de profundos segredos teoricos e
téurgicos, de imprantações de catalização de força comcentradas da
natureza que atua diretamente sobre os seres, é angola a pricipal guardiam dos segredos das nsaba (folhas)