CULTURA BANTÚ

 

NBUTÚ UÁ NGOLÁ

 

Quando falamos da nação angola ou congo ou muxicongo 

versamos sobre os negros Bantú que formavam em, tribos distintas,

encontradas na Guiné , Congo , Angola , Cabinda , Moçambique ,Zambia

e ZIMBABUE, que durante determinada época estiveram 

sob o domínio de Portugal que acabou favorecendo a exportação de escravos para o Brasil.

Os Bantú habitava, a África do sul e quatorial, possuindo lingua pátria igual com variação de cerca de 274, dialetos em razão de pertencem a regiões diferentes

 

A CULTURA BANTÚ 

 

Divide-se em grupos diferentes como :

 

ANGOLA 

 

CONGO 

 

MUXI -CONGO 

 

CONGO - ANGOLA

 

PAKETÁ

 

KALABETÃ

 

CABINDA 

 

RUANDA 

 

LUANDA 

 

MUÇAMBIQUE

 

LUNDA TCHOKWÉ 

 

LUNDA KIOCÔ

 

KASSANJE

 

MUNJOLO

 

ANJICO 

 

ETC.....

 

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Povos menores de diversas tribus da contra costa ,

formando assim cultos diferentes que permitem uma pratica

variada diversificada entre as naçõe ngola ,

Eo KIMBUNDU a lingua mãe dos povos bantú

sendo que cada povo acabou adquirindo dialeto proprio 

baseado a lingua mãe , de acôrdo com as regiões diferentes que habitam

A popularidade dos negros bantú no Brasil 

iniciou-se no seculo xvll mas acaba firmando-se 

entre 1700 e 1729 com o ciclo do café e da cana de açuca 

tendo em vista que esses povos eram excelentes 

agricultores daquele plantio, sendo trazidos para o brasil 

em maior número naquele períudo. Embora os 

negros bantú tenham se concentrado na bahia ,rio de janeiro ,

espirito santo e até são paulo eles foram divididos

em muitas regiões , que dificultou a unidade 

do seus rito,que acabou se misturando a outros

cultos sendo sua doutrina ,assim se tornando mais 

dificio de ser agrupada e estudada , o que não

aconteceu com o negro nagô, mais particularmente 

como negro ketu, que teve a implantação 

de seus ases no estado da bahia , passando a ter 

umair acesso á assiilação de seu culto bem 

como , adivulgação de suas tradiçoes independente 

de ser o negro angolano mais arredio e ostil do 

que o povo do compleso yorubá o que acabou dificultando

a transmissão de suas culturas religiosa .

mesmo com todas essas dificuldades os negros bantú 

influenciaram muito a cultura brasileira 

deixando toda uma herança em sua mitologia e seus costumes

 

Colaboraram em grande parte com o ritual folclorico 

brasileiro trasendo dança como kongo de ouro ou kongada ,

que fas lembra a rainha Nzinga de Ngola , o maculelê a capoeira,

o maracatu de cambinda velha eo primitivo samba

que ainda hoje representa a nossa linha melódica mais popular , 

conhecida internacionalmente,independente das artes manuais comfeccionadas 

pelos angoleiros com suas mãos ágeis e hábeis.

 

A cultura do povo Ngola em grande parte ,teve seu acervo

cultural destruido no brasil,quando o ministro rui barbosa 

na época queimou obras de arquivo que falavam dos negros bantú , muitas obras escritas pelos kimbanda do culto angola descriminado a raça , que ainda nos dias atuais 

é criticada pelos herdeiros de outras nações de candomblé .

 

Angola não é um simpres culto, mas uma nação 

gradiosa portadora de profundos segredos teoricos e

téurgicos, de imprantações de catalização de força comcentradas da

natureza que atua diretamente sobre os seres, é angola a pricipal guardiam dos segredos das nsaba (folhas)